Minha experiência com JOOMLA

Joomla ReifisonOlá Pessoal, este será um posto diferenciado. Pedi para um amigo, que teve seu primeiro contato com Joomla agora, falar como foi sua experinência. Segue o Relato.

Minha experiência com JOOMLA

Bem, não sou programador e minha experiência com a internet reduzia-se a mero usuário, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Sou vendedor e atuo no mercado de moveis para escritório que se vale muita da internet para interagir com o “mercado” e com os clientes.

Há alguns meses atras iniciei um novo projeto profissional aqui no Nordeste, mas precisamente na cidade de João Pessoa na Paraíba. Que por sinal é uma bela cidade, com 426 anos de historia, muito acolhedora, com praias belíssimas, muito sol e calor.

O projeto a que me dedico hoje se consiste em trazer para cá os produtos da Fortline Moveis para Escritório, empresa do interior de São Paulo, há 17 anos no mercado de moveis corporativos sendo uma referencia no sul e sudeste.

Ao ser apresentando ao projeto, fiquei imaginando como conseguir um resultado de qualidade, atingindo de maneira mais ampla possível neste novo mercado, que  não se resumia apenas no Estado da Paraíba, mas sim a boa parte do Nordeste.

Naturalmente surgiu a ideia de montar um site para divulgar os produtos na região, mas ai surgiu o problema: como desenvolver isso com baixo custo e maneira rápida levando em conta que não tinha quase nenhum conhecimento de programação. A solução veio através de um amigo que me falou do JOOMLA.

Com um pouco de pesquisa na internet acabei percebendo que diferente do modelo tradicional de criação de sites, onde primeiramente faz-se a programação e depois parte-se para o design e depois o conteúdo, o JOOMLA fazia o caminho inverso.

O conceito de programação e os templates pela apresentados  JOOMLA se ajustavam a minha necessidade, pois eu já dominava o conteúdo, tinhas todas as informações, fotos e sabia o que queria para meu site, só não sabia como colocar tudo isso num padrão moderno, atual e bacana para publicar na rede.

Com a ajuda de algumas pessoas em redes sociais, fórum e algumas pesquisas na net acabei aprendendo um pouco da ferramenta e consegui publicar minha pagina há alguns dias. A ferramenta se baseia em categorias, num modelo que hierarquiza a informação, assim a medida que se escolhe um template, este já possui uma serie de categorias, planos, informações distribuidas numa interface previamente definida, mas que permite algumas personalizações, o que favorece o design.

Uma outra característica interessante e que utilizo bastante e que se mostrou de fácil interação foi o blog. A criação de post é feita através de um editor de texto convencional, com as mesmas ferramentas do word ou similar. Ainda é possível agendar a publicação do post. Isso ajuda muito muito, pois posso criar o texto, deixá-lo pronto com fotos, links, etc e programar o dia e horário que será postado. Assim não é necessário fazer isso todo dia, posso criar vários post e programar a publicação de cada um deles.

Acho que ainda há muito a ser descoberto e muitas outras facilidade que o JOOMLA oferece e com o tempo espero dominar.

O resultado pode ser conhecido em Moveis Corporativos Nordeste.

Ainda está no começo, mas posso garantir que sem o JOOMLA eu não teria conseguindo um resultado tão bom.

Artigos Relacionados

This entry was posted in JOOMLA and tagged . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>